O que rastrear e como avaliar suas campanhas

Você sabia que a pessoa média verifica seu smartphone 96 vezes por dia?

Assim, cada vez que seus clientes verificam seus telefones, é uma oportunidade de envolvê-los e fazer uma venda se você usar as estratégias corretas de marketing por SMS.

Uma tática importante é ter certeza de que você está observando as métricas corretas de SMS. E a melhor maneira de fazer isso é definir os objetivos da sua campanha e, em seguida, monitorar as estatísticas que impactam essa campanha.

Com isso em mente, abordaremos o que você precisa saber sobre análise de marketing de SMS, incluindo as métricas que você precisa medir e como rastreá-las.

O que é análise de marketing de SMS?

Simplificando, Análise de SMS está medindo seus esforços de marketing de texto com base nos objetivos de sua campanha. Isso pode incluir tudo, desde a entrega até as taxas de conversão e resposta.

Uma métrica importante em que o SMS prospera é sua enorme taxa de abertura de 98%.

Com uma taxa de abertura tão alta, você pode ter certeza de que quase todas as suas mensagens SMS chegarão ao destinatário pretendido e que a maioria das pessoas as abrirá.

Outros benefícios do marketing de SMS incluem:

  • Maior alcance de público: Quase todo mundo tem um telefone celular hoje em dia, com mais de 5,2 bilhões de usuários de smartphones mundialmente. Isso torna o SMS um canal ideal para atingir um grande público.
  • Possibilidade de integração: você pode combinar suas campanhas de SMS com outras plataformas de marketing, como e-mail e mídia social, para criar uma estratégia de marketing coesa.
  • Opções de aceitação e desativação: os clientes podem assinar ou cancelar suas campanhas sempre que quiserem. Isso ajuda você a cumprir os Regulamento Geral de Proteção de Dados (GDPR) e concentre seus esforços de marketing nos usuários interessados.

Principais métricas para analisar em suas campanhas de SMS

Aqui estão as métricas cruciais nas quais você deve se concentrar para medir o sucesso geral de sua campanha e aumentar o envolvimento do cliente.

Taxa de conversão

Esta métrica básica mede o número de destinatários que realizam uma ação valiosa após clicar em um link em suas mensagens de texto, como, por exemplo, fazer uma compra ou inscrever-se em um webinar.

Você pode usar a fórmula abaixo para calculá-lo:

Taxa de conversão = (número de assinantes que realizaram ações/número de destinatários da campanha) x 100

Por exemplo, suponha que você entregue mensagens de texto para 1.500 destinatários e 200 assinantes realizem a ação desejada de comprar seu produto. Sua taxa de conversão será:

Taxa de conversão = (200/1.500) x 100 = 13,33%

Taxa de entrega

Esta é a porcentagem de mensagens enviadas que chegam ao destinatário pretendido.

Aqui está a fórmula:

Taxa de entrega = (mensagens de texto entregues/total de envios) x 100

Por exemplo, se você enviar 2.000 mensagens e 1.800 forem entregues com sucesso aos seus assinantes, sua taxa de entrega será:

Taxa de entrega = (1.800/2.000) x 100 = 90%

Taxa de cliques

A taxa de cliques (CTR) é o número de vezes que os usuários clicam em um link da sua mensagem.

A fórmula é:

CTR = (total de cliques/links entregues) x 100

Por exemplo, suponha que você entregue mensagens com links para uma página de ofertas para 2.000 assinantes. Desses, 150 assinantes clicam nos links e visitam a página.

Nesse caso, sua CTR será:

CTR = (150/2.000) x 100 = 7,5%

Taxa de resposta

A taxa de resposta mede o número de pessoas que respondem às suas mensagens SMS.

Sua fórmula é:

Taxa de resposta = (respostas recebidas/respostas solicitadas) x 100

Por exemplo, se 500 clientes receberem mensagens de pesquisa e 100 responderem, sua taxa de resposta será:

Taxa de resposta = (100/500) x 100 = 20%

Taxa de cancelamento de assinatura

Refere-se ao número de assinantes que optaram por sair da sua lista após uma campanha de SMS.

Veja como calculá-lo:

Taxa de cancelamento de assinatura = (número de cancelamentos/número de mensagens de texto enviado) x 100

Por exemplo, suponha que você envie 1.500 mensagens e 50 destinatários cancelem a assinatura de outras comunicações SMS. Nesse caso, sua taxa de cancelamento será:

Taxa de cancelamento de assinatura = (50/1.500) x 100 = 3,33%

Análise de marketing de SMS
Fonte: Unsplash.com

Como planejar uma campanha de SMS

Agora, vejamos um guia passo a passo para planejar e executar uma campanha de SMS bem-sucedida que gere resultados positivos.

1. Defina os objetivos da sua campanha

A pergunta mais importante a ser respondida antes de planejar sua campanha de SMS é: “Qual é o objetivo?”

É para informar os destinatários sobre sua marca? Envolver os clientes? Oferece suporte ao cliente? Promover uma campanha de venda? Ou vender seus produtos e serviços?

A resposta o ajudará a estruturar sua estratégia de marketing e medir as métricas certas para aumentar seu ROI.

2. Escolha seu software de marketing SMS

Antes de escolher um software de automação de SMS, considere o seguinte:

  • Controle sobre custos
  • Fácil de usar
  • Integração com outros canais de marketing
  • Modelos de mensagens de texto
  • Oportunidades de automação

3. Crie e segmente sua lista de assinantes

Se você já possui uma lista de assinantes, pode segmentar os usuários com base em suas necessidades e preferências e, em seguida, enviar mensagens relevantes e personalizadas. Isso aumentará drasticamente a eficácia da sua campanha.

No entanto, se você estiver criando uma nova lista, adicionar formulários aos seus perfis de mídia social e ao site pode ajudar a fazer com que os clientes aceitem suas campanhas.

Como rastrear uma campanha de SMS

Você pode acompanhar suas campanhas de SMS de duas maneiras:

  • Usando uma ferramenta de automação de marketing SMS.
  • Através do Google Analytics.

1. Use uma ferramenta de automação de marketing SMS

A primeira opção é utilizar uma plataforma de automação de marketing que permite combinar suas campanhas de SMS com outros canais, como o email.

A maioria das plataformas de automação que possuem marketing de SMS fornecem painéis analíticos que você pode usar para rastrear seus relatórios de SMS.

2. Utilize o Google Analytics

A outra opção é acompanhar suas campanhas de marketing por SMS no Google Analytics. Você pode fazer isso adicionando Módulo de rastreamento do Urchin (UTM) para o seu URL.

Você pode adicionar facilmente parâmetros UTM usando o Construtor de URL de campanha do Google:

Construtor de URL de campanha do Google.
Fonte da imagem

Em seguida, reduza o comprimento dos seus links e faça com que pareçam mais atraentes para os clientes com um domínio curto de marca. Em seguida, copie o link personalizado em suas mensagens de texto.

Observação: Evite usar encurtadores de links públicos, pois muitas operadoras os proíbem.

Dica profissional: permita que suas campanhas de SMS sejam executadas por algum tempo antes de rastreá-las no Google Analytics. Você obterá dados mais acionáveis ​​para melhorar suas campanhas.

Acompanhe o desempenho do seu SMS para entender melhor seus clientes

Rastrear a análise de suas mensagens de texto ajudará você a conhecer melhor seus clientes e otimizar suas estratégias de marketing para produzir resultados mais positivos.

Quando bem executado, o SMS pode fortalecer seus outros esforços de marketing e ajudá-lo a atender os clientes onde eles estão – em seus telefones.

Com GetResponse MAX, você pode combinar automação de marketing por SMS e e-mail para impulsionar suas campanhas com mensagens baseadas em gatilhos.

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