Você sabia que a pessoa média verifica seu smartphone 96 vezes por dia?
Assim, cada vez que seus clientes verificam seus telefones, é uma oportunidade de envolvê-los e fazer uma venda se você usar as estratégias corretas de marketing por SMS.
Uma tática importante é ter certeza de que você está observando as métricas corretas de SMS. E a melhor maneira de fazer isso é definir os objetivos da sua campanha e, em seguida, monitorar as estatísticas que impactam essa campanha.
Com isso em mente, abordaremos o que você precisa saber sobre análise de marketing de SMS, incluindo as métricas que você precisa medir e como rastreá-las.
O que é análise de marketing de SMS?
Simplificando, Análise de SMS está medindo seus esforços de marketing de texto com base nos objetivos de sua campanha. Isso pode incluir tudo, desde a entrega até as taxas de conversão e resposta.
Uma métrica importante em que o SMS prospera é sua enorme taxa de abertura de 98%.
Com uma taxa de abertura tão alta, você pode ter certeza de que quase todas as suas mensagens SMS chegarão ao destinatário pretendido e que a maioria das pessoas as abrirá.
Outros benefícios do marketing de SMS incluem:
- Maior alcance de público: Quase todo mundo tem um telefone celular hoje em dia, com mais de 5,2 bilhões de usuários de smartphones mundialmente. Isso torna o SMS um canal ideal para atingir um grande público.
- Possibilidade de integração: você pode combinar suas campanhas de SMS com outras plataformas de marketing, como e-mail e mídia social, para criar uma estratégia de marketing coesa.
- Opções de aceitação e desativação: os clientes podem assinar ou cancelar suas campanhas sempre que quiserem. Isso ajuda você a cumprir os Regulamento Geral de Proteção de Dados (GDPR) e concentre seus esforços de marketing nos usuários interessados.
Principais métricas para analisar em suas campanhas de SMS
Aqui estão as métricas cruciais nas quais você deve se concentrar para medir o sucesso geral de sua campanha e aumentar o envolvimento do cliente.
Taxa de conversão
Esta métrica básica mede o número de destinatários que realizam uma ação valiosa após clicar em um link em suas mensagens de texto, como, por exemplo, fazer uma compra ou inscrever-se em um webinar.
Você pode usar a fórmula abaixo para calculá-lo:
Taxa de conversão = (número de assinantes que realizaram ações/número de destinatários da campanha) x 100
Por exemplo, suponha que você entregue mensagens de texto para 1.500 destinatários e 200 assinantes realizem a ação desejada de comprar seu produto. Sua taxa de conversão será:
Taxa de conversão = (200/1.500) x 100 = 13,33%
Taxa de entrega
Esta é a porcentagem de mensagens enviadas que chegam ao destinatário pretendido.
Aqui está a fórmula:
Taxa de entrega = (mensagens de texto entregues/total de envios) x 100
Por exemplo, se você enviar 2.000 mensagens e 1.800 forem entregues com sucesso aos seus assinantes, sua taxa de entrega será:
Taxa de entrega = (1.800/2.000) x 100 = 90%
Taxa de cliques
A taxa de cliques (CTR) é o número de vezes que os usuários clicam em um link da sua mensagem.
A fórmula é:
CTR = (total de cliques/links entregues) x 100
Por exemplo, suponha que você entregue mensagens com links para uma página de ofertas para 2.000 assinantes. Desses, 150 assinantes clicam nos links e visitam a página.
Nesse caso, sua CTR será:
CTR = (150/2.000) x 100 = 7,5%
Taxa de resposta
A taxa de resposta mede o número de pessoas que respondem às suas mensagens SMS.
Sua fórmula é:
Taxa de resposta = (respostas recebidas/respostas solicitadas) x 100
Por exemplo, se 500 clientes receberem mensagens de pesquisa e 100 responderem, sua taxa de resposta será:
Taxa de resposta = (100/500) x 100 = 20%
Taxa de cancelamento de assinatura
Refere-se ao número de assinantes que optaram por sair da sua lista após uma campanha de SMS.
Veja como calculá-lo:
Taxa de cancelamento de assinatura = (número de cancelamentos/número de mensagens de texto enviado) x 100
Por exemplo, suponha que você envie 1.500 mensagens e 50 destinatários cancelem a assinatura de outras comunicações SMS. Nesse caso, sua taxa de cancelamento será:
Taxa de cancelamento de assinatura = (50/1.500) x 100 = 3,33%
Como planejar uma campanha de SMS
Agora, vejamos um guia passo a passo para planejar e executar uma campanha de SMS bem-sucedida que gere resultados positivos.
1. Defina os objetivos da sua campanha
A pergunta mais importante a ser respondida antes de planejar sua campanha de SMS é: “Qual é o objetivo?”
É para informar os destinatários sobre sua marca? Envolver os clientes? Oferece suporte ao cliente? Promover uma campanha de venda? Ou vender seus produtos e serviços?
A resposta o ajudará a estruturar sua estratégia de marketing e medir as métricas certas para aumentar seu ROI.
2. Escolha seu software de marketing SMS
Antes de escolher um software de automação de SMS, considere o seguinte:
- Controle sobre custos
- Fácil de usar
- Integração com outros canais de marketing
- Modelos de mensagens de texto
- Oportunidades de automação
3. Crie e segmente sua lista de assinantes
Se você já possui uma lista de assinantes, pode segmentar os usuários com base em suas necessidades e preferências e, em seguida, enviar mensagens relevantes e personalizadas. Isso aumentará drasticamente a eficácia da sua campanha.
No entanto, se você estiver criando uma nova lista, adicionar formulários aos seus perfis de mídia social e ao site pode ajudar a fazer com que os clientes aceitem suas campanhas.
Como rastrear uma campanha de SMS
Você pode acompanhar suas campanhas de SMS de duas maneiras:
- Usando uma ferramenta de automação de marketing SMS.
- Através do Google Analytics.
1. Use uma ferramenta de automação de marketing SMS
A primeira opção é utilizar uma plataforma de automação de marketing que permite combinar suas campanhas de SMS com outros canais, como o email.
A maioria das plataformas de automação que possuem marketing de SMS fornecem painéis analíticos que você pode usar para rastrear seus relatórios de SMS.
2. Utilize o Google Analytics
A outra opção é acompanhar suas campanhas de marketing por SMS no Google Analytics. Você pode fazer isso adicionando Módulo de rastreamento do Urchin (UTM) para o seu URL.
Você pode adicionar facilmente parâmetros UTM usando o Construtor de URL de campanha do Google:
Em seguida, reduza o comprimento dos seus links e faça com que pareçam mais atraentes para os clientes com um domínio curto de marca. Em seguida, copie o link personalizado em suas mensagens de texto.
Observação: Evite usar encurtadores de links públicos, pois muitas operadoras os proíbem.
Dica profissional: permita que suas campanhas de SMS sejam executadas por algum tempo antes de rastreá-las no Google Analytics. Você obterá dados mais acionáveis para melhorar suas campanhas.
Acompanhe o desempenho do seu SMS para entender melhor seus clientes
Rastrear a análise de suas mensagens de texto ajudará você a conhecer melhor seus clientes e otimizar suas estratégias de marketing para produzir resultados mais positivos.
Quando bem executado, o SMS pode fortalecer seus outros esforços de marketing e ajudá-lo a atender os clientes onde eles estão – em seus telefones.
Com GetResponse MAX, você pode combinar automação de marketing por SMS e e-mail para impulsionar suas campanhas com mensagens baseadas em gatilhos.