O que é um logotipo de áudio e por que ele é importante para as marcas
Recentemente entrevistamos o renomado compositor musical Bernardo Castro que realizou composições musicais de marketing para propagandas de marcas como Audi, SEAT, Axe, Casa Tarradellas, Fanta, Danone, McDonald’s, entre outras marcas de renome mundial.
O compositor mexicano Bernardo Castro, vencedor de prêmios internacionais e formado pela famosa Berklee College of Music, aceitou responder de sua residência em Barcelona algumas perguntas que lhe fizemos sobre o assunto para empresários e também especialistas na área de marketing e negócios. a comunicação pode entender o que é um logotipo de áudio e por que ele é importante para as marcas como um aspecto diferencial em relação aos seus concorrentes ou para atingir de forma mais eficaz e permanecer presente na mente dos seus públicos-alvo.
Aqui estão as perguntas que fizemos ao Bernardo e suas respostas do ponto de vista profissional.
Um logotipo de áudio é definido como um som, um efeito, um pequeno clipe musical, um riff musical ou uma narração que normalmente dura entre três e cinco segundos. Um logotipo de áudio é um elemento importante dentro do que é a marca sonora de uma marca. O logotipo de áudio, comumente também conhecido como logotipo sonoro, logotipo acústico ou logotipo sonoro, é o símbolo sonoro da marca e deve ser curto, conciso, fácil de lembrar, podendo ser instrumental, cantado ou falado.
Abaixo temos o conhecido logotipo de áudio criado pelo McDonald’s para você ter uma ideia melhor do que estamos falando:
Onde as marcas podem usar um logotipo de áudio?
Em todos os tipos de campanhas e em todas as plataformas (rádio, TV, meios digitais, redes sociais, email marketing, entre outros).
Por que é importante que as marcas tenham seu próprio logotipo de áudio?
É importante que as marcas tenham o seu próprio logotipo de áudio porque é importante que tenham a sua própria voz. Assim como no marketing o logotipo, o slogan, as mensagens de comunicação, um logotipo de áudio são importantes, também é uma parte importante do que compõe a marca de uma marca de um produto ou serviço.
As empresas maiores dão mais importância a isso. Mas as pequenas e médias empresas nem tanto. É importante que todos os tipos de empresas considerem isso como parte da sua estratégia de marca e que não deixem isso de lado na parte do processo criativo. Muitas empresas consideram esta uma ação cara, mas não é de todo. Existem muitos profissionais para diferentes orçamentos de empresas.
Com a ascensão da mídia digital, poucas marcas possuem um logotipo de áudio original com direitos autorais próprios. Com tantos anúncios que vemos hoje no YouTube, no Instagram, no TikTok, às vezes me pergunto… Por que os profissionais de marketing não tomam a decisão de dar um som original às suas postagens? Se também é algo que seus consumidores gostam e que fica em suas mentes e que talvez transcenda as conversas boca a boca.
Aqui está um exemplo de sound branding que fiz para a Fanta há alguns anos:
Bernardo, Qual o processo necessário para criar um logotipo de áudio?
A primeira coisa é reunir-me com o cliente ou agência para partilhar comigo a missão e os valores da marca e o que pretendem transmitir através do logótipo áudio. Também é importante saber qual mercado você pretende atingir e tentar obter o máximo de informações sobre o tipo de logotipo de áudio que procura. Talvez a empresa queira algo instrumental que transmita nostalgia, ou talvez queira que o logotipo do áudio contenha o slogan da marca cantado por uma voz feminina.
Em geral, o objetivo é criar uma melodia poderosa que fique na mente do consumidor e dê uma identidade sonora que transmita os valores da marca.
Assim que tiver todas as informações necessárias, o processo criativo começa. No meu caso, isto implica obter o máximo de informação possível sobre a marca, conhecer os seus produtos ou serviços e começar a criar diferentes propostas para mostrar ao cliente.
Quanto custa criar um logotipo de áudio personalizado para uma empresa?
O custo é dividido em duas partes; a primeira parte são os custos de produção (estúdio de gravação, cantores, músicos, etc.) e são determinados pelo estilo e tipo de som que o cliente procura. Este custo varia consoante o briefing, mas o custo médio é de 500 euros.
A segunda parte do custo é a licença de usuário e, novamente, há vários fatores a serem determinados. Será utilizado apenas em campanhas nacionais ou também em outros países? Será utilizado apenas em mídia digital ou também em rádio e televisão? E o último fator a considerar é o prazo de utilização da licença. Quanto mais tempo você quiser usar o logotipo de áudio, maior será o custo.
Por fim, por que você acha que as empresas com presença digital deveriam ter seu próprio logotipo de áudio?
Porque confere uma identidade sonora à marca ou empresa, e permite criar um vínculo com o consumidor que vai além da identidade visual.
Hoje em dia, muitas marcas decidem comprar sons disponíveis em bancos de áudio, o que lhes permite não ter um som único e diferencial, e que outra marca possa comprar o mesmo som e colocá-lo nas diferentes comunicações da sua marca. O que seria constrangedor para uma marca caso isso acontecesse.